SOCORRO, MEU FILHO ESTÁ SE CORTANDO!

PARTE II

Comecei este assunto falando que várias famílias passam por esse drama, não importa a sua condição social, financeira etc. Esse é um mal global em especial entre os adolescentes e jovens.

Mas o que faz um adolescente ou jovem se cortar? Existem vários motivos mas, antes de apresentá-los aqui, é importante lembrar que ao se cortar a pessoa está buscando alívio de uma dor que ela não tem como controlar, ou que não tem como tocar, por isso, os motivos são variados como, por exemplo: um adolescente que está passando por um dilema em sua masculinidade ou feminilidade, que está sendo pressionado a entrar na onda gay, ou algo parecido, ou ainda, uma menina que está sofrendo, ou sofreu, abuso sexual dentro ou fora de casa e por medo de perder a família, ou ser mal compreendida, prefere o silêncio; e existem outros motivos. Ed Welch, afirma que automutiladores não sabem como viver com emoções turbulentas, mas vai além disso, como autopunição, reencenação do abuso, adoração, purificação, proteção e autoimagem distorcida (fonte: “Voltemos ao Evangelho”).
 
Como vocês, pai e mãe, podem ajudar seu filho a parar de se cortar?
1- Busquem entender o que está por trás dessa prática, para isso, vocês precisam ser próximos de seu filho, se vocês não são, procurem reconquistá-lo. Orem pedindo a Deus que o Senhor converta o coração de seu filho (Malaquias 4:6).

2- Orem incessantemente por seus filhos, eles são herança do Senhor (Lucas 18:1; Romanos 1:9).

3- Ajudem-no a desfazer as mentiras que o inimigo colocou em sua mente como, por exemplo, dizendo a ele que não precisa se punir, que ele não merece isso, que ele não precisa se machucar para impedir seus sentimentos.

4- Ajudem-no em relação a sua autoimagem, ministre seu coração por meio das escrituras sagradas dizendo que ele é a imagem de Deus (Gênesis 1:26-27).

5- Sejam sábios, ajam com muita prudência, peçam a Deus sabedoria (Tiago 1:5).

6- Acima de tudo, tenham em Jesus a sua esperança como pais e como esperança para seus filhos, ministrem a eles que toda dor e sofrimento foi levado por Jesus, inclusive as dores que eles sentem e que em Jesus eles podem ter ajuda e esperança (Salmo 72; João 3:16).

Levem à essa pessoa a minha mensagem e, em especial, digam a ela: “a automutilação traz um alívio temporário, porém, é um alívio que traz mais dor e sofrimento. Jesus Se identifica com você, Ele conhece dores, foi no Calvário, não com automutilação, mas, moído por outros, para que você como ovelha de Seu aprisco não sentisse mais dores. Esse fardo não é mais seu, amamos você!”

A vocês, papai e mamãe, estamos prontos e dispostos a lhes ajudar; nos procure na Igreja Presbiteriana de Fortaleza, fiquem tranquilos, vocês não estão sozinhos nesta luta.

                                                                  
                                                                                                   (Rev. João Paulo Alves do Nascimento) 

Compartilhe em suas redes sociais