A VIDA DOS PURITANOS

Série - Parte II

Nesta pastoral vamos analisar a vida de John Owen. 
J. I. Packer diz ser ele o principal e o maior teólogo entre os puritanos “por causa da solidez, profundidade, consistência e majestade em apresentar, por meio das escrituras, os caminhos de Deus, o principal baluarte da Inglaterra e o campeão da ortodoxia evangélica reformada. “ Sem dúvidas, a vida de Owen é uma inspiração e um desafio para os dias atuais em quesito de vida e ministério, principalmente.

De descendência gaulesa, Owen nasceu em Stadhampton, 1616, e faleceu em Ealing, 24 de agosto de 1683. Estudou em Oxford no Queens College, aos 19 anos já havia concluído seu mestrado e em 1653 recebeu o grau de doutor em divindade. Foi convertido após a pregação de um pastor que substituiu Edmund Calamy em certa noite. Casou-se com Mary Rooke, pastoreou uma Congregação em Londres no ano de 1646, tornou-se amigo de Oliver Cromwell, ministrou no Parlamento Inglês, tornou-se o principal pregador do Parlamento e capelão de Cromwell. Em 1652 tornou-se vice-chanceler da Universidade de Oxford, mesmo diante de tantas atribuições, não esqueceu sua principal função e ocupou sua vida com teologia, pregação, catecismo e oração. 

A vida de John Owen não ficou conhecida apenas por sua piedade, sabedoria e seus feitos como capelão. Ele foi um grande escritor e excelente teólogo. Escreveu sobre graça e suas obras finais foram “a respeito da apostasia”, sobre o Espírito Santo e a doutrina da justificação, porém, seu principal trabalho foi um tratado sobre as igrejas evangélicas.

Owen morreu em Ealing e foi sepultado em 04 de setembro de 1683 em Bunhill Fields; estava desgastado e cansado em ter que lidar com clérigos que conspiravam contra a coroa, além de seus problemas renais e respiratórios. Próximo de sua morte Owen estava dedicado em sua comunhão com Cristo, essas meditações mais tarde tomaram forma de um livro que recebeu o título de “meditações sobre a glória de Cristo”. Ao seu amigo Payne ele disse: “verei a glória de uma maneira diferente da que jamais vi ou poderia ver neste mundo. “ Até hoje, os escritos e a vida de Jonh Owen nos despertam para uma vida piedosa, santa e, principalmente, teológica, como o mesmo, somos desafiados a fazer parte da vida política sem esquecer de quem somos em Cristo Jesus.

(Rev. João Paulo Alves do Nascimento)

Fonte: Hulse Erroll, quem foram os puritanos? - Packer J.I, “Entre os gigantes de Deus”.  Thomson Andrew, JOHN OWEN - princeofpuritans.

Compartilhe em suas redes sociais