A REFORMA E O EFEITO LIBERTADOR DO ENSINO

leia João 8:32,36

“Ao longo da história, expoentes da teologia reformada, têm enfatizado a importância da educação, desde o seu precursor, Agostinho, que escreveu De Doctrina Christiana - um tratado sobre educação, sua importância e seus métodos - até os reformadores propriamente ditos.

Martinho Lutero disse: “Não aconselho ninguém a enviar os seus filhos para essas escolas onde as Sagradas Escrituras não reinam. Qualquer um que não se ocupe incessantemente com a Palavra de Deus, certamente se tornará corrupto. Consequentemente, devemos estar sempre vigiando o que acontecerá com as pessoas que estão nas escolas superiores... Temo que essas instituições de educação superior são portas abertas para o inferno, se não ensinarem diligentemente as Sagradas Escrituras e as colocarem nas mentes dos jovens”. João Calvino fundou em Genebra a “Academia Cristã” - uma instituição de ensino superior, demonstrando, mais uma vez, a importância da Educação e o seu papel chave na libertação do homem da opressão do pecado e de seu intelecto.

Abraham Kuyper, o estadista e teólogo holandês do século 19, ao fundar a Universidade Livre de Amsterdã, baseou a sua palestra inaugural em Isaías 48.11 - “A minha glória não a dou a outrem”, indicando que quando nos omitimos na esfera educacional, deixando que sejam proclamadas as filosofias anti-Deus - características do adversário - sem qualquer posicionamento e contestação de nossa parte, enquanto passiva e retraidamente assistimos aos seus avanços em todas as esferas e áreas do conhecimento humano, estamos fazendo exatamente o que Deus expressa não permitir: estamos deixando que a sua glória seja dada a outrem e que a escravidão à ignorância espiritual e intelectual seja perpetuada.

Agradeçamos a Deus a libertação ampla, geral e irrestrita que a salvação nos proporciona - fundamentada em sua graça e misericórdia. Abracemos, em toda a sua amplitude, a liberdade de entendimento que foi reavivada pela Reforma do Século 16. Pratiquemos o verdadeiro conceito da Educação Escolar Cristã.”

(extraído - Presb. Solano Portela)

Compartilhe em suas redes sociais