SANTIFICA-NOS, SENHOR... TODOS OS DIAS!

Levítico 20:7-8

Moisés escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia e, entre eles, está Levítico (entre 1446 e 1406 a.C), um verdadeiro manual dirigido aos levitas, com os devidos cuidados para com o culto do Velho Testamento, mas, também um guia para o povo de Israel no que diz respeito à santidade de vida como critério para servir ao Senhor. O versículo chave do livro está em Levítico 11:45.

Em nossa leitura diária do plano de leitura anual da Bíblia temos visto que o povo de Israel tinha um comportamento “espiritualmente bipolar” - alternava fases de obediência e de desobediência, sendo abençoado ou castigado por Deus em função disso. Deus é bem claro em Levítico sobre o seu zelo para que o povo dele fosse santo, separado para Ele, pois, Deus não suporta o pecado sendo um ídolo no coração de quem Ele escolheu!

Embora a humanidade copie e viva o comportamento do povo de Deus quanto à fidelidade e infidelidade, o Senhor é o mesmo, Ele não muda, Ele é fiel e continua com o Seu propósito de libertar a muitos da humanidade do jugo do pecado, assim como fez com Israel no passado. 

Jesus Cristo, Seu Filho, foi enviado por Ele para salvar escravos do pecado para convertê-los em filhos de Deus cujas vidas devem ser santificadas, pois, esta continua sendo a vontade dEle. Por isso, nossa oração deve ser também no mesmo sentido: “Santifica-nos, Senhor, todos os dias!”. Da santidade de Deus nos vem toda força para a nossa santificação que nos leva a morrermos cada vez mais para o pecado, e vivermos cada vez mais com retidão (Catecismo Maior, Pergunta 75). 

A santificação não é resultado de rituais religiosos, de esforço da boa vontade, de méritos do intelecto, mas, sim, do domínio total de Deus em todas as áreas da vida de quem professou a fé nEle. Persevere todos os dias em sua santificação (Filipenses 3:13-14),  obedecendo ao Senhor conhecendo e obedecendo cada vez mais a sua Palavra (João 17:17-18). A fonte única para a sua santificação diária é a santidade eterna de Deus, então, cresça na vida de intimidade com Ele cultivando uma vida sincera de oração sem cessar (Salmo 25:14).

Toda a Lei foi perfeitamente cumprida por Cristo Jesus, então, a Igreja é abençoada pela obediência dEle e, ao invés de se basear em uma relação enorme de “pode isso, não pode aquilo”, um só é o suficiente - a obediência plena a Cristo Jesus (I Pedro 1:14-16, conf. Levítico 20:7-8).

                                                                                   (Pr. Elizeu Dourado de Lima)

Compartilhe em suas redes sociais