NÓS E A PÁSCOA

I Coríntios 15:21-22 - “Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição

No contexto da comemoração da Páscoa, em meio aos acréscimos do comércio e de tradições religiosas, o cristianismo bíblico mais uma vez teve a oportunidade para relembrar a instituição da Páscoa para os judeus, conforme Êxodo 12, como uma sombra profética da futura e verdadeira Páscoa para todos os povos - Cristo Jesus! A libertação do povo de Israel do jugo do Egito que culminou com a passagem (pessach = páscoa) do anjo da morte sobre toda aquela região, sem que houvesse morrido um só filho dentre os judeus porque tinham suas portas e janelas marcadas com o sangue dos cordeiros, apontava para a libertação de pecadores de toda a Terra da escravidão do pecado por terem em suas vidas a marca do sangue de Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29).

A mensagem cristã sobre a Páscoa consiste em pregar a respeito da ressurreição de Cristo Jesus!

Em João 19:40-42 nós lemos: Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com os aromas, como é de uso entre os judeus na preparação para o sepulcro. No lugar onde Jesus fora crucificado, havia um jardim, e neste, um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido ainda posto. Ali, pois, por causa da preparação dos judeus e por estar perto o túmulo, depositaram o corpo de Jesus.” Jesus foi verdadeiramente morto na cruz, foi determinantemente sepultado e realmente ressuscitado - esta é a mensagem cristã sobre a Páscoa.

Os textos de Mateus 28, Marcos 15, Lucas 24 e João 20, narram que homens e mulheres testemunharam que o túmulo no qual Jesus havia sido enterrado estava vazio, e o apóstolo Paulo resume assim em I Coríntios 15:3-8 as manifestações do Cristo vivo: “Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo.”

A ressurreição de Cristo foi diferente das outras ressurreições narradas tanto no Velho como no Novo Testamento, pois, todos tornaram a morrer depois (I Reis 17:17-24; II Reis 4:32-37;  II Reis 13:20-21); Lucas 7:11-15;  Lucas 8:41-42; 49-55; João 11:1-44;  Atos 9:36-43; Atos 20:9-10). Mesmo após a ressurreição de Jesus muitos mortos reviveram, mas, não ficaram assim eternamente, todos morreram novamente (Mateus 27:51-53). Jesus morreu, porém, ressuscitou e não mais morreu, Ele subiu aos céus e está vivo ao lado do Pai de onde um dia voltará (Atos 1:3-11).

Jesus veio buscar e salvar os perdidos, os herdeiros da desobediência de Adão e Eva. A humanidade toda caiu sob a maldição da morte eterna vinda através de Adão, em Cristo, a salvação é oferecida a essa mesma humanidade com a garantia de vida eterna porque Ele ressuscitou - a vitória sobre a morte de uma vez por todas porque Jesus Se fez as primícias dos que morreram e um dia ressuscitarão (Romanos 4:23-25).

A ressurreição de Cristo impactou e mudou totalmente as vidas dos discípulos, pois, aqueles pecadores sem vida e confusos foram transformados em pescadores de homens, pois, só prega o Evangelho da salvação de modo frutífero quem se tornou nova criatura com uma mensagem nova (II Coríntios 5:17-20).

Jesus não foi um fundador de uma religião para espalhar costumes e crendices, Ele é o Deus encarnado que comprou a Sua Igreja com Sua própria morte e, tendo ressuscitado, agora está vivo e glorificado, e um dia voltará para resgatar de vez homens e mulheres de todas as nações para uma vida de comunhão eterna com Deus.

A mensagem da verdadeira Páscoa não deve ser pregada somente num certo período do ano, mas, todos os dias, pois, Jesus é a nossa verdadeira Páscoa e quem tem a Ele e O confessa como Salvador jamais morrerá eternamente – Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. (Romanos 10:9-10).

(Pr. Elizeu Dourado de Lima)

Compartilhe em suas redes sociais