A PALAVRA DE DEUS OS LÍDERES E OS LIDERADOS

I Coríntios 12:4-7

O Espírito Santo não somente leva o pecador à conversão mostrando Cristo Jesus como único e verdadeiro Salvador, mas, também revela quais os dons que recebeu do Senhor, mostrando o propósito de sua vida em servir no Corpo de Cristo, a Igreja, esse é o caminho para servir fielmente nos ministérios da comunidade cristã (veja no boletim anterior, número 2270, a pastoral SERVIÇO FIEL AO MINISTÉRIO de autoria do pastor Hernandes Dias Lopes).

Cremos que todo convertido é chamado para cumprir dedicadamente o seu desempenho como servo, segundo o modelo que temos em Cristo Jesus, o Servo por excelência (Marcos 10:45). Todos nós somos chamados para servir no Corpo de Cristo através dos dons, talentos e ministérios que recebemos do Senhor, porém, alguns crentes são chamados para liderarem, coordenarem, guiarem os demais irmãos para alcançarem alvos que edifiquem a igreja e levem outros à conversão na fé bíblica em Jesus (João 15:16).

A Palavra de Deus assegura que o ser humano é pecador, é falível e é limitado, porém, também ensina que a conversão genuína leva à transformação, então, a igreja é levada a confiar em pessoas fiéis a Deus que conduzam bem o serviço que O glorificam (Mateus 20:25-28).

Biblicamente, podemos afirmar que o exercício da liderança – Conselho da Igreja, Junta Diaconal e líderes à frente das Sociedades e Ministérios – precisam ser por parte de pessoas qualificadas pelo Senhor através da prova de obediência aos princípios divinos, pois, quem lidera como cristão jamais ultrapassará os limites estabelecidos pela Palavra de Deus que mira o exemplo do próprio Jesus (Filipenses 2:5-11). Cremos que em Sua Palavra, Deus deixa bem claro como Ele deseja que cada um faça como membro do Corpo de Cristo (Mateus 25:14-30).

Desde o Velho Testamento, como no caso envolvendo Jetro e Moisés (Êxodo 18:17-26), até o Novo Testamento com as orientações apostólicas (Colossenses 3:25-28), lemos como Deus levanta vidas para se desenvolverem espiritualmente a fim de levarem outros ao crescimento através do serviço intencionalmente fiel (Efésios 4:7-16).

A multidão dos que crêem não pode ser composta de gente passiva que não frutifica, porém, a Igreja é orientada a escolher entre todos os membros alguns que sirvam como líderes. E líderes são servos, então esse é um segredo a ser descoberto e vivido – os crentes de uma igreja servirão bem quando seus líderes também testemunharem que são servos.

A Palavra de Deus deixa claro que, como Corpo de Cristo, nós devemos orar com sinceridade e procurar com responsabilidadee para escolher entre a membresia pessoas chamadas e qualificadas por Deus para exercerem o papel de liderança, eleita ou nomeada – NÃO BASTA SER MEMBRO ARROLADO, NÃO BASTA CONHECER INTELECTUALMENTE, A IGREJA NECESSITA DE UMA LIDERANÇA CRISTÃ QUE SEJA QUALIFICADA POR DEUS. Alguém escreveu acertadamente que “Deus não chama capacitados, mas, capacita os chamados.” E, nós podemos ainda acrescentar que Deus não procura pessoas perfeitas aos olhos humanos, Deus procura pessoas fiéis a Ele!

Há uma interpretação muita equivocada que parte da igreja faz dos textos que o apóstolo Paulo escreveu em I Timóteo 3:1-13 e Tito 1:5-9. Pensam que ali há uma lista que deve ser levada em consideração apenas na escolha de presbíteros e diáconos e isso não é verdade. O apóstolo foca na escolha dos oficiais, porém, o perfil que ele descreve ali deve ser o mesmo com relação a todos os crentes, ou seja, para quem não é líder também!!! Podemos entender que Paulo orientou aos crentes de sua época para orarem e escolherem para presbíteros e diáconos homens que tenham o perfil de convertidos de verdade, e que vivem no meio da igreja dando o mesmo testemunho que cada um dos crentes deve dar também!

SOMENTE CRENTES QUALIFICADOS PODEM SERVIR NO CORPO DE CRISTO

Jesus passou uma noite em oração, buscando a orientação do Pai e, no dia seguinte, escolheu e chamou doze homens aos quais Ele chamou de apóstolos e enviou ao mundo para pregar o Evangelho. Jesus continua sendo o intercessor da Igreja junto ao Pai, por isso, os crentes devem buscá-Lo em oração para que a escolha que fizerem através dos votos nas reuniões plenárias, ou que acatarem como resultado das nomeações feitas pelo Conselho, estejam de acordo com a vontade de Deus e não de homens (Gálatas 6:8).

“Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.” - Mateus 24:46.

 

                                                                                                                  (Pr. Elizeu Dourado de Lima)

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Visconde do Rio Branco, 1636 - Centro, Fortaleza - CE, 60055-170

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(85) 3052-2525

(85) 99955-0164

secretaria@ipf.org.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© IGREJA PRESBITERIANA DE FORTALEZA ® 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.