Colossenses 3:2
Principalmente por esses dias em que o nosso país se deixa enganar pelo pão e pelo circo onde o folclore e as tradições são tão valorizados que faz o povo esquecer a situação caótica em que vivemos, é importante lembrar que o nosso amor e a nossa adoração devem ser direcionados a Deus de forma fiel e testemunhável. Isso significa que nosso amor por Deus deve ser total e incondicional, não compartilhado com nada ou ninguém (Deuteronômio 6:5).
Nem tudo no folclore e nas tradições implicam em pecaminosidade, porém, precisamos aplicar o discernimento para não nos enganarmos flertando com ídolos produzidos a partir dos argumentos de lazer, diversão, etc. (Êxodo 20:3; Mateus 6:24 e Lucas 16:13). Algumas tradições da sociedade expressam um desejo desenfreado pela felicidade, mas não podem substituir a nossa verdadeira identidade como filhos de Deus (Salmo 62:10). Esses dias de loucura, de muita música vazia, de muita folia, de muita carnalidade, na verdade, precedem as notícias sobre violência, bebidas, drogas, separações em muitas famílias, prostituição, abortos, etc. Por isso, o papel da Igreja de Jesus é tão importante para testemunhar que a verdadeira felicidade está na vida salva por Jesus, abençoada por Deus e não naquilo que é oferecido pela busca passageria de prazer superficial (Tiago 4:4).
Os retiros e os acampamentos não podem ser vistos como uma fuga para os crentes nesses dias de folia, mas, sim, como um recurso a mais para crescimento e fortalecimento de quem quer servir ao Senhor com a vida santificada quando voltar às atividades normais do dia a dia – tempo retirado para sair da confusão do mundo afim de voltar fortalecido espiritualmente (Romanos 12:2).
A Igreja sempre amará a Deus acima de tudo, incluindo o folclore, as tradições, os costumes, por isso, não tem como tentar reproduzir elementos da alegria mundana num contexto de ajuntamento santo.
Não limitados a datas, circunstâncias, amemos a Deus com todo o nosso coração, alma e forças, sem que nada nos abale ou nos confunda para que o Evangelho seja validado por vidas profundamente comprometidas com o Evangelho – as novas alegrias da salvação (I Pedro 1:6-9).
(Adaptado)
(85) 3052-2525
(85) 99955-0164
secretaria@ipf.org.br