IPB - 162 ANOS, GRAÇAS A DEUS

Mateus 28:18-20

O mês de agosto é tempo de comemorarmos mais um ano de organização da nossa amada IPB-Igreja Presbiteriana do Brasil - são 162 anos, graças a Deus.

No dia 12 de agosto de 1859, o Pr. Ashbel Green Simonton, missionário americano, desembarcou no Rio de Janeiro para iniciar a jornada de evangelização no Brasil trazendo com a Bíblia Sagrada, a teologia reformada, além dos ensinos da Confissão de Fé de Westminster e dos Catecismos Maior e Breve, símbolos de fé adotados até hoje pela igreja.
Respondendo ao ardor missionário a partir de um sermão do Pr. Charles Hodge, chegou ao Brasil aos 26 anos, aprendeu o português e, em uma jornada de apenas oito anos, começou uma escola dominical em 22 de abril de 1860, organizou a Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro em 12 de janeiro de 1862, fundou o jornal “A Imprensa Evangélica” em 5 de novembro de 1862. Casou-se com Helen Murdock que faleceu em 19 de junho 1864, nove dias após o nascimento da única filha Helen Murdoch Simonton. Organizou o Presbitério do Rio de Janeiro em 17 de dezembro de 1865, data em que foi ordenado como primeiro Pastor presbiteriano brasileiro o ex-padre José Manoel da Conceição, fruto da evangelização e do discipulado reformado.

Em 14 de maio de 1867, Simonton criou o primeiro Seminário Teológico, continuando o seu árduo trabalho até morrer vitimado pela febre amarela em 9 de novembro daquele mesmo ano. 

Deixou como base para o presbiterianismo no Brasil a pregação e o ensino da Palavra de Deus, com vistas à salvação humana e o desenvolvimento do intelecto através da educação e do ensino. O pioneiro do presbiterianismo no Brasil nos deixou exemplo e legado nesse sentido. Em sua biografia consta que, sabendo pelo diagnóstico médico que viveria pouco tempo, disse entre suas últimas frases: “Deus levantará alguém para tomar o meu lugar. Ele fará o seu trabalho com os seus próprios instrumentos. Nós só podemos apoiar-nos nos braços eternos e estar quietos.”

162 anos têm se passado e a igreja continua com o mesmo desafio - pregar o Evangelho levando os convertidos a crescerem no conhecimento da Palavra de Deus. Para que isso se fortaleça, oremos pela Mesa do Supremo Concílio da IPB, pelos Sínodos e Presbitérios, pelos Pastores, Missionários e Obreiros, pelos Conselhos, Juntas Diaconais, Sociedades e Ministérios. Oremos pelas famílias da Igreja e pelas vidas que ainda serão alcançadas pelo Evangelho através da Igreja para que se multipliquem espiritualmente.

Oremos e trabalhemos com o mesmo ideal do Pr. Simonton - conduzirmos a IPB para evangelizar e discipular a fim de que a Igreja de Cristo Jesus trabalhe incansavelmente até à volta do Salvador cumprindo o seu chamado e envio.

(Pr. Elizeu Dourado de Lima).

Compartilhe em suas redes sociais