A IGREJA UNIDA EM TODA CAMINHADA

I Coríntios 1:10

A mensagem da carta de I Coríntios trata do equilíbrio entre amor e disciplina para que os crentes possam lidar equilibradamente com os aspectos da vida espiritual individual e coletivamente. Diante do assunto abordado na carta o desafio para nós é buscarmos discernimento espiritual para tratarmos dos nossos relacionamentos sem prejudicar a comunhão e a unidade da igreja. Somos tantos e tão diferentes, mas Deus nos chamou para sermos um só Corpo - a Sua Igreja! O texto bíblico acima nos garante que, como a Igreja de Cristo Jesus, nós podemos viver unidos em toda e qualquer situação por causa de Cristo, tendo comunhão na visão de vida cristã genuína, e caminhando na direção de um mesmo alvo.

Na sua expressão de ação de graças pela vida dos cristãos de Corinto, Paulo mostra que a base sólida para manter a unidade, com um mesmo pensamento e parecer é o próprio Senhor Jesus (I Coríntios 1:4-6). 

Ainda vivemos no contexto de uma pandemia e se não dermos ouvidos ao que a Palavra de Deus nos ensina sobre vivermos unidos como Igreja, corremos o risco de cair diante dos desencontros de informações que, em um momento minimiza a situação, e em outros momentos a supervaloriza, ou, nas armadilhas criadas pela falta de caráter de pessoas que espalham notícias falsas, incentivando a histeria e o apavoramento, algo que só pode ser evitado se houver discernimento.

O desafio o tempo todo para nós é de que não podemos nos esquecer de que a nossa aliança, como membros da Igreja de Cristo Jesus, não pode ser arranhada em função do que está acontecendo ao nosso redor. Mais do que nunca o nosso “sim” tem que ser “sim” e o nosso “não” deve ser “não”. Um exemplo bem contextualizado é a situação que envolve o mau uso dos Grupos do WhatsApp, pois, pode provocar o rompimento de amizades, a desunião entre a família e o rompimento entre crentes. Como estamos usando os meios de comunicação da mídia nesses tempos de dificuldades? Creio que podemos trazer a pergunta de Jesus em Marcos 9:33 para o nosso tempo a fim de aprendermos a importante lição de vivermos como Igreja: De que é que discorríeis pelo caminho? Como estamos discutindo a atual situação e quais os frutos disso?

Mesmo que seja nesses tempos de aflição e de dúvidas, o Deus que Se encarnou, que morreu e ressuscitou, veio para destruir todas as barreiras que, naturalmente, nos separaria uns dos outros se estivéssemos ainda vivendo como homens e mulheres sem Cristo no coração que se polarizam em função de preferências ou pensamentos pessoais (I Coríntios 1:13). 

A nossa firme aliança com Cristo deve nos levar a desfrutarmos do poder dEle que faz com que muitos vivam como um só (Coríntios 12:13). Somente o coração transformado pelo Espírito Santo pode viver livre, finalmente, de mágoas, ressentimentos, amarguras, instinto de vingança, visão de auto-justiça, etc., e tudo mais que tenha a sua raiz na carnalidade e pode, então, se encher, se tornar pleno deste Espírito Maravilhoso, permanecendo no centro da vontade de Deus (I Coríntios 3:21-23).

O apóstolo Paulo encerra o primeiro capítulo de I Coríntios da seguinte forma: Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. (I Coríntios 1:30-31).

Deus é o Dono de tudo, basta uma palavra dEle e, milagrosamente, contrariando toda e qualquer explicação humana, tudo pode mudar e para melhor, mas, independente da situação, cada crente é chamado para continuar com a sua fidelidade a Deus, preservando o compromisso manter a unidade do povo de Deus (Efésios 4:1-3).

(Pr. Elizeu Dourado de Lima - Igreja Presbiteriana de Fortaleza)

Compartilhe em suas redes sociais