A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Romanos 15:4

Os crentes que compõem a Igreja do Senhor Jesus vivem todos os dias nas casas, nas ruas, nos locais de estudo e de trabalho, mas separam o domingo para se encontrarem nos templos - pequenos ou grandes - para cultuarem ao Senhor juntos e também para estudarem a Bíblia como professores e alunos da Escola Bíblica Dominical, conhecida carinhosamente como E.B.D. Um dos instrumentos que Deus usa para ensinar a todos os integrantes da família, pois, a família é o alvo do ensino bíblico para sua santificação, seu crescimento e seu preparo para servir a Deus. Desta forma, não podemos deixar nenhuma faixa etária fora do alcance dessa Escola diferente das demais, principalmente as crianças, pois, a mesma promove o conhecimento dos princípios do Reino de Deus.

Desde seu início em terras brasileiras, a Igreja Presbiteriana do Brasil irmanada a outras de igual fidelidade à Palavra de Deus e seus desafios, tem lutado para manter viva esta importante estratégia para a edificação da Igreja através do ensino dominical.

Devemos nos lembrar que somos herdeiros deste trabalho que cresceu e frutificou, sempre envolvendo o ensino também às crianças desde o seu início, por isso, os pais não podem negligenciar quanto a tudo fazerem para que os seus filhos tenham acesso a tão grande benção. As mentes infantis são um terreno fértil para receber as instruções da Palavra de Deus de forma sistemática, o que as tornará propensas a confessarem a Cristo Jesus como o Salvador quando estiverem em idade propícia. Os adolescentes e jovens em seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual e espiritual recebendo a instrução de modo fiel se tornarão adultos frutíferos no trabalho cristão. E os adultos e anciãos jamais deixam de aprender, descobrindo e redescobrindo ensinos preciosos do rico tesouro de sabedoria que fazem parte do currículo da E.B.D.

Aceitemos este desafio - superintendência, professores e alunos - cabe a todos nós mantermos viva a E.B.D. orando, ensinando e aprendendo, enfim, participando para que essa área tão vital para o crescimento espiritual dos crentes e fortalecimento da Igreja jamais seja interrompido ou abandonado, a fim de que a mesma honre e glorifique ao Senhor sendo um veículo poderoso na evangelização e na edificação.

(Pr. Elizeu Dourado de Lima)

 

Compartilhe em suas redes sociais