II Timóteo 2:1
O título da pastoral é o mesmo da canção composta pelo pastor Juliano Socio em 2015, ocasião em que ele participou das celebrações dos 132 anos da IPF e que ensinou nossa a igreja a cantar: “É a graça de Jesus que me faz caminhar, é o amor do Pai que me faz viver. (...) Ele é o Deus da minha vida...”
No versículo citado, o apóstolo Paulo destaca a importância de uma vida cristã genuína estar solidamente fundamentada na graça divina. Em meio a lutas e fraquezas, a graça de Deus nos capacita a perseverarmos. A Palavra de Deus nos lembra que somos frágeis, mas que a graça de Cristo pode nos fortalecer e nos dar equilíbrio em todas as circunstâncias.
Deste modo, ouçamos a voz de Deus no ensino da Sua Palavra dizer o mesmo que disse ao apóstolo Paulo enquanto o mesmo lidava com a tortura do espinho na carne: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. (II Coríntios 12:9a).
1) os momentos de fraqueza nos levam para mais perto de Deus - a minha graça te basta...
2) na nossa fraqueza, sofremos, mas testemunhamos a presença do poder de Deus - porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza...
3) em meio às lutas, Deus nunca nos deixa sós, ele é o Deus da Providência - me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo...
4) saímos de cada luta, cada vez mais maduros - porque quando estou fraco, então é que sou forte...
5) nossa fidelidade durante as lutas expressa a nossa certeza de que Deus é fiel - pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo...
Com discernimento, o apóstolo entendeu que o momento do convertido testemunhar sua vida não é somente quando tudo vai bem, mas, sim, também quando a luta é renhida - De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo." II Coríntios 12:9b.
Então, olhe para a sua vida agora mesmo, deseje ardentemente ser fortificado pela graça de Cristo Jesus e, assim como o velho apóstolo um dia disse, afirme também hoje: "Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo." - I Coríntios 15:10.
Então, fortifique-se na graça que somente Jesus pode oferecer agora mesmo!
Devemos nos fortalecer na graça de Cristo Jesus e confiar que Ele é suficiente para nos capacitar em meio às lutas e fraquezas. A graça de Deus nos leva a uma vida de fidelidade e obediência, e nos permite testemunhar a presença do poder dEle em nossas vidas em momentos de calmaria ou de tempestade.
Pastor Elizeu Dourado de Lima
(85) 3052-2525
(85) 99955-0164
secretaria@ipf.org.br