VOCÊ É FELIZ?

Salmo 1:1-3

1) VOCÊ É FELIZ POR AQUILO QUE VOCÊ EVITA (verso 1) - A mídia despeja todos os dias nos seus ouvidos e diante dos seus olhos a seguinte propaganda: você vai ser feliz se você beber todas as taças dos prazeres, se você não se reprimir, se você buscar em todas as fontes, indo com sede ao pote para encontrar em tudo quanto o mundo lhe oferece esta felicidade que você tanto anseia no seu coração. Entretanto, esse texto está nos dizendo: você quer ser feliz? Cuidado com o conselho dos ímpios, eles não levam Deus a sério. Você quer ser feliz? Não pare no caminho dos pecadores, eles estão na contramão da vontade de Deus. Não se assente na roda dos escarnecedores, eles blasfemam de Deus. Se você viver de acordo com o padrão que essas pessoas querem que você viva, pode até ter momentos felizes, mas você não será feliz. Não há felicidade no pecado. Não há deleite verdadeiro onde você se rende, se capitule a todas as paixões carnais. Você pode ter momentos de grande euforia, mas quando colocar a cabeça no travesseiro a dor, a culpa, a vergonha, a angústia tomará conta da sua vida.
2) VOCÊ É FELIZ POR AQUILO QUE VOCÊ FAZ (verso 2) - Quando você vai para a Palavra de Deus encontrará princípios, normas, preceitos, que vão levar a Jesus, à fonte das águas vivas. Ele, sim, tem para você vida maiúscula, superlativa, abundante, eterna. Ele, sim, vai trazer ao seu coração uma alegria indizível, cheia de glória, Ele vai dar para você aquela paz que excede todo entendimento; a Palavra de Deus, o salmista chegou a dizer, é mais valorosa do que muito ouro depurado, e mais deliciosa que o mel e o destilar dos favos. Mas, eu não estou falando apenas em você ler ou decorar vários textos, isso é importante, isso é fundamental, mas quando você pára para ler, meditar, “ruminar”, mastigar para se deliciar, para se deleitar na Palavra de Deus e colocá-la em prática na sua vida, é quando você anda de acordo com a vontade de Deus. Obedecendo aos preceitos de Deus é que você, então, encontra a fonte inesgotável da verdadeira felicidade.
3) VOCÊ É FELIZ POR QUEM VOCÊ É (verso 3) - Veja que esta não é árvore nativa e nem silvestre, esta não é árvore que nasce e cresce por si mesma, esta é uma árvore plantada num lugar especial, junto à corrente de águas. Esta é uma árvore que dá frutos nas estações próprias, fruto do amor, da alegria, da paz, da bondade, da benignidade, da fidelidade, da mansidão, do domínio próprio. Esta árvore, mesmo nos períodos de seca severa, mantém sua beleza, sua folha não murcha, porque ela está plantada junto às correntes de águas, e estas correntes de águas falam do próprio Deus, e assim, o texto diz que tudo quanto se faz será bem-sucedido, terá êxito, vitória, terá bem-aventurança, paz, alegria, terá harmonia na alma, sossego na mente e descanso no coração.
Hoje você pode conhecer esta verdadeira felicidade afastando-se dos caminhos errados, tortuosos, sombrios e tenebrosos, meditando na Palavra de Deus e frutificando para a glória de Deus.

(Pr. Hernandes Dias Lopes - extraído do Programa Verdade e Vida)

Compartilhe em suas redes sociais